Impressora a laser ou tanque de tinta: qual comprar para casa ou escritório?

Impressora a laser ou tanque de tinta

Atualmente, muitas pessoas usam impressoras diariamente, seja em casa ou no escritório, para uso doméstico ou industrial. As impressoras são máquinas incríveis com as quais podemos realizar várias funções, e existem vários modelos diferentes entre os quais podemos escolher.

Um desses modelos é a impressora a laser. Foi inventada em 1973 e começou a ser comercializada em 1977, mas continua sendo popular por sua funcionalidade. O tambor fotocondutor é ligado a um depósito de toner e a um feixe de laser, que permite realizar impressões precisas e da mais alta qualidade.

Por outro lado, as impressoras de tanque de tinta também são populares. Elas também são conhecidas como impressoras de depósito de tinta ou impressoras de sistema de tanques de tinta contínuo. São máquinas que imprimem grandes volumes de arquivos de forma econômica, mas não menos eficiente.

Nosso objetivo neste artigo é desenvolver as diferenças entre esses dois modelos de impressoras para determinar qual é melhor comprar. Também falaremos sobre as vantagens que oferecem e outros tópicos adicionais. Então, se isso despertou seu interesse, continue lendo. Sem mais delongas, vamos começar!

Qual a diferença entre impressora a laser e tanque de tinta?

Cada modelo de impressora tem suas limitações, bem como suas qualidades e vantagens. A seguir, examinamos o que torna os dois tipos de impressoras que já mencionamos diferentes. Existem muitos pontos que poderíamos mencionar, então vamos nos concentrar nos principais como ilustração.

Papéis que aceitam: uma grande diferença entre as duas impressoras destacadas é que aceitam diferentes tipos de papéis. Aquela que trabalha com um tanque de tinta geralmente aceita uma maior variedade de papéis, mas o outro modelo permite trabalhar com uma variedade maior de tamanhos.

Velocidade de impressão: um dos maiores atrativos da impressora a laser é sua velocidade ao imprimir. Não se pode negar que é muito mais rápida do que a impressora que opera com um tanque de tinta. Pode entregar até cem páginas por minuto, o que é impressionante e não deixa de surpreender.

impressoras de tanque de tinta

Qualidade da impressão: outra diferença entre os dois tipos de impressoras é a qualidade da impressão. Aqui, novamente, a versão a laser supera a impressora de tanque de tinta, pois os resultados são muito precisos e limpos; cuida cuidadosamente dos menores detalhes.

Tamanho e peso: existem muitas opções diferentes ao escolher uma impressora a laser ou de tanque de tinta. O mercado oferece uma variedade de tamanhos e pesos vasta, então não há uma que se destaque sobre a outra neste aspecto. Sem dúvida, você não terá problemas para encontrar um modelo que se adapte ao seu espaço.

Manutenção: a realidade é que a impressora de tanque de tinta requer manutenção mais frequente. Se não for usada por muito tempo, pode parar de funcionar corretamente. Isso não acontece com o outro tipo de impressora, onde a manutenção deve ser feita apenas cerca de três vezes por ano.

Então, como você pode ver, existem várias razões pelas quais a impressora a laser e a de tanque de tinta diferem uma da outra. Ao mesmo tempo, ambas oferecem benefícios aos usuários.

Vantagens e desvantagens

Quais são as vantagens de uma impressora a laser? A boa qualidade das impressões, a velocidade e a facilidade de manutenção. Além disso, elas não entopem, são muito resistentes e podem trabalhar perfeitamente com papel reciclado.

Finalmente, muitos se perguntam sobre a vida útil da impressora a laser. Quanto tempo dura? Depende de vários fatores, como o uso que é dado e a manutenção, mas geralmente dura entre cinco e oito anos.

Impressora a laser ou tanque de tinta: qual escolher?

Levando em conta tudo o que foi dito até agora, devemos resolver a questão. Não existe uma única resposta, ou uma solução clara para este debate. A melhor impressora para comprar será aquela que atenda às suas necessidades.

Se queremos uma impressora com impressões de muito boa qualidade e nosso objetivo é imprimir principalmente documentos de texto, podemos optar pela versão a laser. Por outro lado, se preferirmos sacrificar minimamente a qualidade para priorizar a quantidade e um bom preço, optaremos pelo tanque de tinta.

Analise bem a sua situação, o uso que planeja dar à sua impressora e poderá determinar, desta forma, qual é a melhor opção para você. Uma vez feito isso, você poderá fazer a compra e começar a desfrutar de todas as vantagens que uma boa impressora tem a oferecer; este dispositivo maravilhoso se tornará seu melhor aliado no dia a dia. Não espere mais! Comece agora. Sucesso!

Perguntas frequentes

Qual é a melhor impressora, tanque de tinta ou laser?

As impressoras de tinta têm um custo de impressão por página mais baixo, mas são um pouco mais lentas e a definição das impressões não é tão alta. Por outro lado, as impressoras a laser têm um custo mais alto por impressão, porque usam toner, mas a qualidade das cópias em preto e branco é maior e têm muito mais velocidade de impressão.

Dependendo das suas necessidades, uma opção pode ser mais conveniente do que a outra.

Quais são as desvantagens da impressora a laser?

Algumas das desvantagens da impressora a laser são as seguintes: Seu valor inicial é muito alto, os cartuchos geralmente são mais caros do que os de injeção, consomem muita energia e a relação entre preço e volume nem sempre é ótima.

O que é melhor, tanque de tinta ou toner?

As impressoras de tinta são mais econômicas e fazem um excelente trabalho; se você não está interessado nos detalhes mais minuciosos, uma impressora dessas características é mais do que suficiente para fazer o trabalho. Além disso, a relação preço-volume é ótima, consomem pouca energia elétrica, são perfeitas para iniciantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up