Descubra o que é a TV 8K: a máxima resolução para uma experiência visual incrível

Descubra o que é a TV 8K

Aprenda tudo sobre a tecnologia que uma TV 8K possui, e seus, aproximadamente, 33 milhões de pixels na tela, que fornecem uma qualidade de imagem superior. Encontre o melhor conteúdo 8K e transforme sua experiência com o recurso de IA Upscaling.

O que é a TV 8K?

A televisão 8K é um dos avanços tecnológicos mais recentes em entretenimento, que garante uma excelente qualidade de imagem, permitindo detalhes nunca antes vistos e cores mais vivas do que nunca.

O nome desta tecnologia vem da quantidade de pixels horizontais (7680, cerca de 8000, ou seja, 8K) que esses modelos possuem, que, somados aos mais de 4300 pixels verticais, nos indica que as telas deste tipo de TVs têm cerca de 33 milhões de pixels, aproximadamente.

Isso significa que estamos falando de dispositivos que têm uma resolução mais alta do que as TVs 4K, exatamente 4 vezes mais. As TVs 8K podem ser encontradas em vários tamanhos de tela, sendo comum que as medidas sejam superiores a 65 polegadas.

Isso resulta em modelos de alta densidade de pixels, que permitirão, graças às suas dimensões, que o usuário tenha uma experiência inovadora em realismo e capacidade imersiva. Também conhecida como televisão de Ultra Alta Definição (ou UHD), possui pixels de maior densidade e menor tamanho do que outros modelos, permitindo que as imagens sejam vistas com mais profundidade e melhor detalhe.

Qual é a diferença entre as TVs 4K e 8K?

A principal diferença que pode ser encontrada entre as TVs 8K e 4K está relacionada à quantidade de pixels que possuem e às funções que podem desempenhar e que afetarão a forma como o usuário desfruta de assistir algo nessa tela.

Qual é a diferença entre as TVs 4K e 8K

Quanto mais pixels, maior a quantidade de detalhes. Os modelos 8K têm uma densidade de pixels de, no mínimo, 7680 x 4320, enquanto a densidade de um 4K é de 3840 x 2160 pixels. Isso significa que as TVs 8K têm, não apenas pixels menores, concentrados e de melhor qualidade, mas também quatro vezes mais pixels em relação aos 4K e dezesseis vezes mais do que uma TV Full HD.

Esta potência de pixels é o que permitirá apreciar melhor as texturas das roupas, as rugas faciais, as paisagens ou as cores que são apresentadas na tela.

Coisas que você deve considerar para melhorar sua experiência usando uma TV 8K

A potência e nitidez das cores que são apreciadas nos pixels de uma tela 8K facilitam a imersão do espectador, seja ele assistindo a um filme, uma série ou jogando videogames. Esta experiência costuma ser mais poderosa com o consumo de produtos que já sejam nativos 8K. Mas se você quiser que seu prazer seja ao máximo, deverá levar em conta alguns requisitos que mencionaremos a seguir:

  • Conteúdo 8K: os conteúdos 8K nativos, desde séries e filmes, até documentários ou vídeos da internet, aumentam dia a dia, à medida que mais pessoas têm acesso a esta tecnologia.
  • Conteúdos digitais: criadores de conteúdo ou cineastas independentes, podem se aventurar a experimentar com esta tecnologia, usando câmeras ou celulares que tenham capacidade de filmagem em 8K. Isso fará com que as fontes de conteúdo 8K continuem aumentando.
  • Conexão: um dos pontos principais para a reprodução ideal de conteúdos 8K é ter uma conexão de internet de alta velocidade, pois os arquivos 8K são consideravelmente mais pesados do que a média.
  • Tamanho da tela: como a ideia é proporcionar uma experiência imersiva, a maioria das TVs 8K tem como dimensões mínimas, modelos de pelo menos 65 polegadas. Quanto maior a tela, mais a experiência será favorecida e os detalhes serão apreciados.
  • Streamings: a maioria dos últimos conteúdos produzidos para streaming, desde séries até transmissões e eventos, estão sendo desenvolvidos com a capacidade de se tornarem compatíveis com a tecnologia 8K.

Onde posso encontrar conteúdo 8K?

Esta nova tecnologia gerou um interesse notável entre os usuários, por isso é essencial saber onde se pode ver conteúdos 8K. As plataformas de streaming possuem serviço de transmissão 8K, por exemplo, mas para poder acessá-los, é necessário estar inscrito no maior nível na categoria de assinantes.

Além disso, alguns canais de televisão, tanto a cabo quanto via satélite, estão adaptando seus serviços para oferecer transmissões 8K a seus espectadores. Por fim, não podemos deixar de mencionar o YouTube. A plataforma de vídeos por excelência já suporta tecnologia 8K, o que significa que os criadores de conteúdo podem publicar vídeos nessa resolução.

Graças à proliferação de dispositivos com os quais se pode filmar neste formato de alta definição, outras pessoas podem desfrutar de mais conteúdos dessa qualidade em redes sociais e outras plataformas de vídeo.

Como é o conteúdo que não é 8K nessas TVs?

Nem todos os conteúdos existentes atualmente estão configurados para serem vistos neste nível de qualidade. É aí que entra em ação a Inteligência Artificial Upscaling, que vem integrada nesses dispositivos e funciona analisando e interpretando os pixels do que estamos reproduzindo.

Por meio de algoritmos próprios, analisa esse conteúdo e, caso necessário, a IA adiciona mais pixels à imagem para realçar sua definição, qualidade e nitidez, permitindo ao usuário desfrutar de qualquer conteúdo, mesmo que a resolução do que está sendo reproduzido esteja abaixo da qualidade 8K.

Perguntas Frequentes

Qual é melhor, uma TV 4K ou uma 8K? As TVs 8K oferecem uma resolução de imagem até 4 vezes superior à de uma TV 4K, portanto, em termos de qualidade de visualização, a TV 8K é muito melhor. O que significa 8K? Chama-se TV 8K porque possui essa quantidade, aproximadamente, de pixels horizontais.

E se combinarmos com os pixels verticais, essas TVs chegam a ter cerca de 33 milhões de pixels na tela, resultando em uma qualidade de imagem superior, uma das melhores que se pode obter atualmente. É possível encontrar TVs 8K no Brasil? Sim, é possível encontrar TVs com essa qualidade de imagem no país atualmente, e com o passar do tempo, esses modelos se tornarão cada vez mais comuns de se ver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up