A memória RAM é fundamental para o desempenho do seu computador

12/01/2024

A importância da RAM

Embora todos saibam que a RAM se relaciona com a velocidade do computador, muitos não têm muita ideia do que ela é especificamente.

É por isso que, desta vez, proporcionaremos uma introdução geral. Dessa forma, na próxima vez que comprar um computador, poderá tomar uma decisão mais informada.

Table

Memória RAM

Na verdade, a RAM não é tão complicada. Um computador armazena mais informação do que pode processar ao mesmo tempo. Saber que o armazenamento geralmente é medido em TB (1000 GB) e a RAM em GB ajuda a entender melhor.

É aí que entra a RAM. Dada a impossibilidade de lidar com todas essas informações ao mesmo tempo, a RAM é a quantidade máxima de dados que um computador pode processar simultaneamente.

Toda atividade que realizamos com o computador, seja ela pequena ou grande, precisa usar e trabalhar com arquivos armazenados. Enquanto você lê este artigo, embora algumas das informações sejam novas e venham da Internet, o navegador é baixado e instalado no armazenamento interno.

truques para melhorar o desempenho

Quanto mais coisas fizermos ao mesmo tempo, mais RAM será necessária. Por isso, se tivermos muitas guias abertas e não tivermos uma boa quantidade de RAM, o computador poderá ficar lento. Isso faz com que um dos truques para melhorar o desempenho seja não ter tantas guias ou aplicativos abertos ao mesmo tempo.

Podemos pensar nisso como um malabarismo. As informações ou os aplicativos são as bolas e a RAM determina quantas bolas podem estar no ar ao mesmo tempo. No entanto, o processador, seu número de núcleos e sua velocidade de clock também desempenham um papel importante.

Caso contrário, mesmo que você tenha uma grande quantidade de RAM, não poderá usá-la porque o processador não é suficiente. Da mesma forma, a potência do processador será desperdiçada se não houver RAM suficiente disponível.

É possível substituir a RAM depois que eu comprar um computador?

Podemos atualizar ou substituir a RAM danificada na maioria dos notebooks, bem como em todos os PCs. Isso nos dá a oportunidade de aumentar o desempenho do computador. Além disso, permite que os componentes sofram menos pressão, melhorando assim a vida útil do PC.

Por outro lado, se você está procurando como aumentar a memória RAM do notebook com um pendrive, saiba que não é tão fácil assim. Existe uma opção no Windows, chamada ReadyBoost, mas ela não é tão eficaz.

A função do ReadyBoost é usar o pendrive para salvar parte da memória cache. Isso não gera muitas mudanças, mas também não prejudica.

Não há diretrizes para aumentar a memória física além da alteração do módulo. Se quisermos melhorar o desempenho sem fazer essa alteração, teremos de otimizar a RAM que já temos.

O segredo para fazer isso é identificar os aplicativos que consomem RAM, localizar os que não usamos e os excluir. Além disso, fazer uma coisa de cada vez aumenta a velocidade.

Quanta RAM é necessária para um computador comum?

Ao contrário do que a maioria das pessoas pode pensar, mais RAM nem sempre é melhor. Na verdade, para a maioria das atividades diárias, é necessária uma quantidade relativamente baixa de RAM.

Por "atividades diárias básicas" entendemos coisas como navegar na Internet, ouvir música, reproduzir vídeos/filmes/séries ou usar processadores de texto como Excel ou Word.

aumentar a RAM

Mesmo realizando várias dessas tarefas ao mesmo tempo, é improvável que encontremos problemas com computadores com um mínimo de 4 GB. No entanto, aumentar a RAM para 6 GB parece ser um ponto de segurança total.

Além disso, não há vantagem em aumentar a RAM se soubermos que só usaremos nosso PC para isso. Mesmo nesse caso, a necessidade real dos 6 GB pode ser respondida com dúvida.

Quanta memória RAM é necessária para um computador gamer?

Isso dependerá muito do tipo de jogo que estamos buscando. De uma forma ou de outra, o mínimo e indispensável para um PC gamer comum seria 8 GB. Isso pressupõe, é claro, que o restante dos componentes seja do mesmo nível.

No entanto, 8 GB de RAM podem não ser suficientes para alguns dos jogos mais recentes. Em outros casos, embora eles nos permitam executá-los, teremos que diminuir as especificações.

Aqueles que procuram uma experiência de jogo mais completa devem considerar a aquisição de um PC com 16 GB de RAM ou mais. Isso será suficiente para a grande maioria dos jogos atuais.

Porém, não podemos deixar de enfatizar que esses valores mudam e continuarão a mudar com o tempo. Os jogos melhoram tecnicamente e, à medida que a velocidade do computador aumenta, o mesmo acontece com os requisitos.

Quanta RAM é necessária para um computador de design ou edição?

Da mesma forma que os computadores para jogadores, as pessoas que procuram um PC que sirva como ferramenta para trabalho digital especializado terão que prestar muita atenção à RAM.

Se aplicam mais ou menos os mesmos valores que mencionamos para os PCs para gamers: 8 GB é o básico, e um upgrade para 16 GB é algo desejável para trabalhos mais profissionais.

Mas, por outro lado, a maioria dos softwares de design ou edição também precisa de uma boa placa de vídeo para funcionar bem, portanto, eles também devem ser considerados.

Em poucas palavras

Acabamos de oferecer muita informação, sabemos disso. Se você perdeu alguma coisa, isso é totalmente compreensível. É por isso que agora daremos uma visão geral de tudo o que falamos aqui.

  • O que é RAM? É a quantidade de informação que o computador pode acessar ao mesmo tempo.
  • Para que serve? Influencia a fluidez e a velocidade, permite multitarefa e é necessária para jogos ou aplicativos avançados.
  • Usos de 4 GB de RAM: bom para atividades cotidianas, como reprodução de vídeo ou música, chamadas de vídeo ou processamento de texto (Word, Excel, etc.).
  • Usos de 8 GB de RAM: Um bom ponto de partida para alguns jogos intermediários ou avançados com especificações baixas. Também funciona para ferramentas digitais como PhotoShop ou Premiere.
  • Usos de 16 GB de RAM: com esse nível de RAM, poderemos executar muitos jogos e usar a maioria das ferramentas digitais sem problemas.

Isso nos leva ao final do artigo de hoje. Esperamos que, depois de ler este artigo, você tenha uma compreensão mais profunda dessa parte importante do computador.

Não custa mencionar que o que se aplica à RAM do computador pode ser aplicado a praticamente qualquer máquina inteligente. Assim, sem perceber, você aprendeu mais sobre computação de forma geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up

Usamos cookies. ler mais