RAM: a chave para qualquer PC rápido

03/01/2024

RAM a chave para qualquer PC rápido

Hoje vamos falar sobre uma das partes mais importantes de qualquer PC: a memória RAM. Na verdade, limitar o tema apenas aos PCs não seria totalmente exato, pois esse é um componente fundamental em qualquer tipo de computador, seja ele um smartphone, tablet ou qualquer outro dispositivo inteligente.

Seja qual for a situação, para muitos não está totalmente claro para que serve a RAM. Não são poucas as pessoas cujo entendimento sobre ela se limita a "ela faz o PC funcionar rápido".

Com base nisso, desta vez vamos elucidar o que é esse componente, para que ele serve, sua relevância e responder a algumas dúvidas frequentes.

Table

A memória RAM

A memória RAM é uma parte fundamental de qualquer computador. Ela determina a quantidade de informação armazenada no SSD que estará disponível para ser processada pela CPU em um determinado momento.

O processador não pode trabalhar com toda a informação do computador ao mesmo tempo. Essa informação é armazenada na memória interna e representa as partes necessárias para executar qualquer programa.

Se estivermos falando de um jogo, é nesse local que o software para fazê-lo funcionar é armazenado, bem como as texturas e o modelo que serão usados por esse software.

A memória RAM

O mesmo se aplica se usarmos uma ferramenta de edição digital, por exemplo: a informação para o funcionamento do programa está no armazenamento interno, mas também as imagens com as quais o programa trabalha.

Para que tudo isso funcione, é preciso passar do armazenamento interno para o processador. Mas, como você pode imaginar, um notebook tem uma quantidade gigantesca de informação, dados e programas armazenados dentro dele.

Esses dados são muito mais do que o processador pode processar ao mesmo tempo, portanto, ele só pode acessar uma parte de cada vez. Essa parte é determinada pela RAM.

Portanto, a RAM DDR3 é a quantidade máxima de dados que um computador pode processar ao mesmo tempo. Como veremos a seguir, isso será muito importante.

Posso trocar a RAM do meu notebook?

Embora isso dependa do modelo em questão, na maioria dos casos é possível substituir a RAM devido a danos ou se você estiver procurando uma atualização.

De qualquer forma, é sempre bom verificar se o seu modelo permite essas alterações, pois, se não permitir, você não poderá fazer upgrade para 8 GB de RAM, por exemplo.

Além disso, alguns computadores muito finos conseguem reduzir o tamanho e o peso soldando os componentes, portanto, nesse caso, isso não seria possível.

Como instalar a RAM? Embora isso possa ser feito por conta própria, se você não for muito habilidoso, é melhor consultar um profissional. A RAM é um componente caro, e uma instalação incorreta pode danificar o PC.

8 GB de RAM

No entanto, na Internet, especialmente em plataformas como YouTube, há muitos tutoriais que explicam passo a passo como alterar a memória de um notebook. Você também pode encontrar as especificações técnicas precisas do modelo específico que possui. Dessa forma, seguindo os tutoriais cuidadosamente, é possível reparar algumas peças básicas ou substituir peças móveis que não estejam soldadas à placa-mãe.

Quanto às ferramentas necessárias, a maioria dos computadores tem apenas pequenos parafusos Phillips para prender a tampa. Portanto, usando uma chave de fenda pequena básica, é possível afrouxar os pontos de fixação básicos. Em alguns casos, também é necessário ter uma chave de fenda Phillips, que é um pouco mais difícil de obter, mas não impossível.

O que é dual channel?

Dual channel é uma tecnologia que permite que dois módulos de RAM sejam usados em um único computador, desde que sejam idênticos.

As velocidades dos dois módulos são somadas, portanto, se tivermos, por exemplo, dois módulos de RAM de 4 GB, a velocidade total do equipamento que podemos obter com o dual channel será de 8 GB.

Nem todos os computadores estão equipados com essa tecnologia; na verdade, ela está no mercado convencional há relativamente pouco tempo. No entanto, seu uso está aumentando rapidamente, pois obviamente permite uma personalização e uma velocidade geral muito maiores.

Algumas das melhores marcas de RAM

Isso pode ser uma surpresa para quem não está muito por dentro do mundo dos componentes, mas cada parte de um computador tem sua própria marca de RAM.

Cada parte de um computador tem sua própria marca. Isso, obviamente, torna difícil conhecer todas elas. Por isso, reunimos algumas das melhores marcas de RAM.

Vamos começar com a Crucial. A alta eficiência de seus componentes e seu preço relativamente baixo a tornaram uma das marcas mais populares e mais caras do mercado.

Por outro lado, temos a Corsair. Embora possam ser um pouco mais caros que os da Crucial, sua tecnologia e desempenho estão entre os mais altos do mercado.

Além de outras marcas mais específicas, gigantes da eletrônica, como Samsung, também têm uma forte presença nesse mercado.

Samsung tem uma forte presença nesse mercado. Entre suas várias linhas, a B-Die está entre as mais bem recebidas.

As diferentes quantidades de RAM

Mesmo depois de termos explicado o que é memória RAM, ainda precisamos de alguns valores de referência para saber como escolher a memória RAM para notebooks.

Embora possamos encontrar alguns valores intermediários, os mais populares são 4, 8 e 16 GB de RAM.

Vamos começar com a RAM de 4 GB. Ainda que esse número possa parecer pequeno, considerando que alguns computadores têm 32 GB de RAM, a realidade é que, para a maioria dos computadores, ele é mais do que suficiente.

Geralmente, o uso médio de RAM é bastante baixo, pois consiste em reproduzir vídeos, navegar na Internet, ouvir música e usar processadores de texto.

No entanto, para isso, tipos de RAM superiores a 4 GB (ou 6 GB, se você quiser ter certeza absoluta) são desnecessários.

A realidade é que não haverá um momento em que precisaremos de mais de 4 GB de RAM para uso básico.

Mas, se quisermos montar ou comprar um PC para gamers, a história é diferente.

Nesse caso, tentaremos maximizar a RAM DDR4, pois é certo que os jogos continuarão demandando cada vez mais dela.

Por outro lado, 8 GB de RAM parece ser uma excelente opção para um computador profissional básico capaz de usar várias ferramentas digitais ou um PC para jogadores de médio porte.

Porém, aqueles que desejam aproveitar ao máximo o grande número de jogos modernos podem precisar de 16 GB de RAM.

Esperamos que você tenha aprendido um pouco mais sobre essa parte importante do computador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up

Usamos cookies. ler mais