Descubra quanto tempo dura a vida útil do seu notebook

22/01/2024

vida útil do seu notebook

Na maioria dos casos, os notebooks são um investimento importante e, como tal, queremos fazer valer a pena. Além disso, são dispositivos muito úteis para trabalhar em diversas áreas, pois são portáteis e é por isso que cuidados especiais devem ser tomados, já que, por se movimentarem, ficam mais estressados.

Por isso, hoje trazemos para você não só algumas maneiras de saber quando é a hora de trocar seu notebook, mas também dicas para que ele dure mais. Dessa forma, você poderá aproveitar melhor seu notebook, otimizar seu desempenho e economizar dinheiro em consertos, reparos ou troca de componentes.

Table

Como saber se é hora de trocar seu notebook?

Ao contrário dos PCs desktop, onde a troca de componentes não apenas é simples, mas é considerada o coração da máquina, os notebooks precisam ser substituídos completamente.

Isso pode acontecer por dois motivos: ou o computador está em boas condições, mas a tecnologia avançou a ponto de torná-lo obsoleto, ou chegou diretamente ao fim de sua vida útil.

hora de trocar seu notebook

A primeira é muito comum em gamers ou usuários avançados que precisam se manter atualizados com as tecnologias mais recentes, enquanto a segunda pode acontecer com qualquer pessoa. Vamos nos concentrar no último.

Geralmente, há três coisas principais que podem indicar que o computador ultrapassou sua vida útil: demora muito para iniciar, perde velocidade e a bateria dura muito pouco.

Embora os dois primeiros sejam inevitáveis, como veremos a seguir com os devidos cuidados, a bateria pode durar muito mais tempo.

Dicas para prolongar a vida útil do seu notebook

A causa mais comum de quebra de um notebook tem a ver com a bateria. Embora não seja uma falha catastrófica, já que ainda pode ser usado mesmo sem bateria, há muita gente que encontra aqui um motivo para trocar o equipamento.

Isso faz todo o sentido do mundo. Afinal, o principal atrativo desses computadores é o conforto e praticidade de serem portáteis.

Todas as baterias degradam com o tempo, perdendo assim a sua eficiência. Embora isso seja inevitável, temos algumas dicas para prolongar sua vida útil.

Além do fato de que obviamente devemos guardar o computador em um local que não seja muito quente ou úmido, os dois cuidados mais relevantes têm a ver com o carregamento.

Em primeiro lugar, o notebook não deve ficar conectado o tempo todo. Isso contribui para o desgaste da bateria, pois ela está sempre em uso.

O ideal é desconectá-lo quando não estiver sendo usando e não acostumar a deixar o notebook conectado a noite toda.

Além disso, nunca é recomendado deixar a bateria descarregar completamente. Embora isso aconteça algumas vezes e não representa um problema, o fato de isso acontecer o tempo todo estressa muito o dispositivo.

Como escolher um novo notebook?

Escolher um computador não é uma tarefa fácil se não se tem muita noção de eletrônica. Afinal, sem informação essa é praticamente uma compra às cegas.

No entanto, adquirir conhecimentos básicos para fazer uma compra inteligente não é tão complicado como muitas vezes se pensa.

Embora esse tópico exija um artigo próprio (ou vários), tentaremos sintetizar em três componentes básicos: o processador, a RAM e a placa de vídeo.

novo notebook

Vamos começar pelo processador, também chamado de CPU. Esse é possivelmente o elemento mais importante de um computador. É aqui que ocorre a maior parte do “trabalho” que qualquer PC faz, enquanto os outros componentes giram em torno dele.

Depois disso vem a RAM. Embora haja mais a dizer sobre isso, podemos pensar na RAM como a quantidade máxima de informação que o processador pode manipular ao mesmo tempo.

Isso o torna essencial para qualquer tarefa de modo geral e multitarefa em particular.

Por último temos a placa de vídeo. A importância que deve ser dada a isso varia muito dependendo do uso do computador.

Na maioria dos casos não é um componente fundamental: uma placa básica com aproximadamente 2.000 núcleos e 2 GHz será mais que suficiente.

Mas, por outro lado, usos especializados como design ou jogos precisarão prestar muita atenção a essa peça do PC.

Um guia de componentes

Como encontrar um notebook de qualidade? A seguir, alguns números mais precisos para que você saiba o que comprar:

Vamos começar com a CPU. Um processador médio tem entre 4 e 6 núcleos e 2,5 Ghz (velocidade de clock). Quem procura um modelo econômico não deve escolher nenhum com menos de dois núcleos e 2,GHz.

Por sua vez, usos avançados como jogos devem começar com 6 núcleos e 2,5 GHz e buscar maximizar essa seção ao máximo.

Vamos agora para a RAM. Para uso básico (navegar na Internet, usar processadores de texto, assistir filmes, etc.), um notebook médio precisa de aproximadamente 4 GB de RAM. Mais do que isso seria realmente um desperdício se usar o equipamento apenas para as atividades cotidianas.

No entanto, computadores para jogos ou de design especializado devem ter no mínimo 6 GB de RAM. 8 GB parece ser uma boa média se considerar que o topo de gama de um aparelho desse estilo tem 32 GB.

Por último estão as placas gráficas. Como já mencionamos, a grande maioria dos usuários não precisa se preocupar muito com elas, 2.000 núcleos e 2 GHz (ou até menos) serão suficientes.

Mas, por outro lado, essa é uma peça importante para qualquer computador para jogos de última geração, além do componente por excelência dos computadores de edição.

Aqui quanto mais, melhor. Acreditamos que uma boa base são placas gráficas de 4.000 núcleos de 2,5 GHz.

Melhores marcas de notebooks do mercado

Agora tentaremos ser ainda mais específicos e recomendar algumas das melhores marcas de notebooks disponíveis.

Vamos começar com uma marca carro-chefe no mundo da eletrônica: a Apple. Além de serem duráveis, os Macs são conhecidos por seu incrível design, velocidade e desempenho geral.

Embora não possamos recomendar para jogos, porque existem modelos especializados de outras marcas, qualquer uma das últimas gerações de Mac pode ser uma excelente ferramenta para trabalhos digitais como design.

Por outro lado, quando se trata de notebooks para jogos, não podemos deixar de recomendar os modelos Acer.

Essa marca possui uma grande variedade de linhas para jogos de todas as gamas. Aqui encontraremos o computador ideal para cada bolso.

Com esse último concluímos o artigo de hoje. Acreditamos ter dado a você uma boa visão geral do mundo dos notebooks.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up

Usamos cookies. ler mais