As melhores placas de vídeo para PC Gamer

23/01/2024

As melhores placas de vídeo para PC Gamer

Atualmente, os videogames deixaram de ser um mero hobby que crianças e adolescentes tinham nas horas vagas, para adquirir um lugar cada vez mais importante na sociedade, se tornando um esporte eletrônico.

É por isso que existe uma tendência clara marcada pela necessidade de construir ou montar um PC para jogos com componentes de alta qualidade e ótimo desempenho que possa suportar os videogames mais exigentes.

Antes de entrar em alguns dos componentes mais relevantes que você precisará considerar ao decidir construir um PC para jogos, o primeiro passo é analisar o orçamento disponível, já que as diversas peças costumam ter custos significativos. Esse aspecto deve ser uma prioridade no planejamento.

Será então necessário determinar o tipo de jogos que serão executados no PC para procurar componentes adequados em termos de resolução e taxa de quadros. Ao fazer a lista de peças para construir o PC para jogos, o processador é a primeira consideração, pois é uma das peças principais, e um maior número de núcleos e maior frequência de clock se traduzem em desempenho superior em jogos.

placa de vídeo

A escolha da placa gráfica, também conhecida como placa de vídeo, deve ser feita com cuidado, pois ela é essencial para o jogo e deve ser compatível com a resolução do monitor. É essencial ter os melhores componentes e, embora seja possível fazer uma lista de peças para construir um PC para jogos barato, é necessário equilibrar custo e desempenho.

Para ser o melhor jogador em qualquer videogame, além do treinamento, são necessárias as melhores condições que só podem ser alcançadas com as melhores peças de jogos para PC para competir ao mais alto nível.

Table

Quais componentes adicionar para ter o melhor PC para jogos?

A seguir detalhamos alguns dos pontos mais importantes a serem considerados como um guia de compra, para que você tenha uma ideia de tudo o que é necessário para construir um bom PC para jogos.

O processador

O primeiro aspecto a considerar é adquirir o melhor processador para PCs para jogos atuais. Existem duas grandes marcas de qualidade, como AMD e Intel, e alguns dos modelos mais recentes são o AMD Ryzen 9 7950X3D e o Intel Core i9 13900KS.

Da mesma forma, se você deseja jogar e obter alta performance, é fundamental equipar o PC com a melhor RAM para jogos, buscando sempre o equilíbrio adequado entre desempenho e custo.

A placa gráfica ou placa de vídeo

Quando se trata de placas gráficas, é preciso pensar em opções de placas de vídeo poderosas e com sistemas de refrigeração eficientes, e escolher uma boa placa é o que faz a diferença. Isso é necessário para conseguir uma experiência gráfica muito mais fluida e poder atender aos requisitos mínimos ou máximos de cada aplicativo que o exige.

Para muitos usuários existem certas placas que são destacadas como as melhores placas de vídeo para jogos, e essa lista inclui a NVIDIA GeForce RTX 4090, mesmo apesar do alto preço.

Outra opção é a ASUS ROG Maximus XII Formula, reconhecida e valorizada no mundo dos jogos pela sua qualidade e durabilidade, e também outra opção de muito boa qualidade, a Radeon RX 550.

Discos rígidos e fontes de alimentação

Por outro lado, existem os discos rígidos, essenciais para o armazenamento, e nos PCs para jogos é recomendado o uso de drives de estado sólido, tanto para o sistema operacional da máquina quanto para os jogos principais devido às suas velocidades de carregamento.

Verifique que a fonte de alimentação tenha capacidade suficiente para alimentar todos os componentes durante a montagem para garantir o pleno funcionamento, sendo recomendada uma fonte de alimentação de pelo menos 700W ou 800W para sustentar o desempenho de hardware de última geração.

Por que a placa de vídeo é um dos componentes mais importantes de um PC para jogos?

Existem vários motivos pelos quais a placa de vídeo ou GPU é uma peça fundamental na montagem de um PC para jogos. A seguir mencionamos algumas das funções que executa nesse tipo de computadores específicos.

  • Renderização gráfica: A principal tarefa da placa de vídeo é processar e renderizar os gráficos exibidos no monitor. Para jogos, isso significa lidar com muitos dados visuais, como texturas, sombras, efeitos de iluminação e muito mais. Uma poderosa placa de vídeo permite que você curta jogos com gráficos mais detalhados e realistas.
  • Desempenho de jogo: Os jogos modernos costumam exigir muitos gráficos e um poder de processamento significativo. Uma placa de vídeo de última geração pode lidar com esses jogos com mais fluidez e oferecer desempenho suave mesmo em configurações gráficas mais altas.
  • Realidade Virtual: Se você estiver interessado em experiências de realidade virtual, esse recurso envolve a renderização de dois conjuntos de imagens, um para cada olho, em altas taxas de quadros para criar uma experiência envolvente. Uma GPU de qualidade oferece uma experiência de VR suave.
  • Edição de vídeo e design gráfico: Além de jogos, uma placa de vídeo poderosa é benéfica para atividades criativas como edição de vídeo, design gráfico e modelagem 3D. Essas tarefas também exigem um poder de processamento gráfico significativo.
  • Vários monitores e altas resoluções: se você planeja usar vários monitores ou jogar em altas resoluções (como 4K), precisará de uma placa de vídeo capaz de lidar com a carga de trabalho adicional para garantir o desempenho ideal.

A placa de vídeo é essencial para oferecer desempenho visual excepcional em jogos e outros aplicativos com uso intensivo de gráficos. Para uma experiência de jogo de alta qualidade, é recomendado investir em uma placa de vídeo de qualidade, mas que atenda às suas necessidades e orçamento.

Para quais tarefas ou ações são usadas as GPUs mais fortes?

A placa de vídeo tem a função de processar e renderizar gráficos, o que maximiza o desempenho de qualquer jogo. Caso o modelo escolhido seja mais resistente que outros, o usuário poderá obter uma melhor visualização do jogo. E se a memória RAM também for grande, ajudará o desempenho a melhorar também e o processamento gráfico a ser eficiente.

Para rodar novos jogos será necessário ter componentes de alta qualidade, para depois montar e completar com o restante dos componentes necessários. Mas garantir uma boa placa de vídeo é a primeira coisa a se considerar.

Que marca de placas de vídeo escolher?

Embora o importante seja que cada usuário possa realizar uma compra conhecendo as características básicas da placa de vídeo, devemos lembrar que a escolha será feita de acordo com o orçamento disponível.

Como mencionamos anteriormente, as duas marcas de placas de vídeo mais proeminentes são AMD e Intel, e também Nvidia. Embora não haja grande diferença em termos de valores, dependendo das características que cada marca possui será o preço que apresenta no mercado, recomendamos comprar um de boa qualidade para melhor execução dos programas. É possível encontrar uma placa de vídeo económica e com excelentes recursos.

A escolha da placa de vídeo será então limitada pelo orçamento que você possui, mas você também terá que pensar nos requisitos dos jogos e dos programas que precisam ser executados.

Pensando dessa forma, ele será útil não só para jogar diversos jogos, mas também para utilizar com eficiência programas de edição de vídeo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up

Usamos cookies. ler mais