Como aumentar a vida útil de seu smartphone?

23/11/2023

aumentar a vida útil de seu smartphone

Em poucos anos, os telefones celulares se tornaram quase uma parte da sociedade moderna. Todo mundo sempre carrega o celular, checá-los é como um reflexo.

Isso faz com que estes dispositivos sejam um investimento importante para muitas pessoas. Naturalmente, sempre se busca tirar o máximo proveito deles. No entanto, responder quanto tempo dura um celular pode ser mais complicado do que parece.

Embora os modelos sejam cada vez mais resistentes, não é raro que, por falta de cuidado, você acabe sendo obrigados a trocá-los antes da hora.

Por este motivo, desta vez você verá um guia sobre como prolongar a vida útil do seu smartphone. As dicas vão desde os cuidados com a bateria, que terá bastante ênfase, até os cuidados mais gerais do dia a dia.

Table

Tela

como prolongar a vida útil do seu

Nada melhor do que começar com a tela. Embora, como a maioria infelizmente já saiba, não seja muito difícil consertar uma tela e isso pode ser caro. Em alguns casos, até mesmo o custo do reparo torna mais conveniente comprar um novo dispositivo, portanto, pode-se dizer que a tela está entre os itens que o que pode determinar a vida útil de um smartphone.

Atualmente, as telas estão mais resistentes do que nunca. Aqueles que tiveram a oportunidade de usar a primeira geração de smartphones sabem disso melhor do que ninguém. No início, eles eram arranhados por algo tão simples como estar no bolso junto com as chaves.

Sem mencionar que uma queda geralmente significava uma visita ao técnico. Tudo isso significava que a resposta para quantos anos dura um celular Samsung, a marca mais popular nas primeiras gerações, era poucos meses.

Hoje, a melhor maneira de cuidar do seu smartphone é ter um protetor de tela. As duas tecnologias mais populares e úteis para proteger o smartphone são vidro temperado, TPU, PET e cristal líquido.

Vidro temperado

Para começar nada melhor que a opção mais popular, o vidro temperado. Como você deve ter adivinhado pelo nome, ele consiste em uma folha de vidro de alta resistência colocada diretamente na tela do dispositivo. Eles são relativamente baratos e fáceis de instalar, o que os torna úteis para substituição em caso de quebra.

TPU e PET

Ambos os protetores de tela são feitos de plástico, um termoplástico de poliuretano no caso do TPU e um tereplanado de polietileno no caso do PET. A diferença entre os dois é a qualidade, por um lado, e a espessura por outro.

O TPU é uma opção mais espessa e mais resistente e tem a vantagem de ser reparável apenas em caso de arranhões. O PET, por outro lado, é uma folha de plástico fina que oferece boa proteção contra arranhões, mas não contra choques.

De qualquer forma, ambas as opções são consideravelmente menos resistentes do que o vidro temperado, mas também são mais baratas.

Bateria

o que é a vida útil de um celular

É hora de passar para a bateria. Além dos diferentes choques ou danos que um telefone pode sofrer, a bateria geralmente é o que determina o que é a vida útil de um celular. Isso ocorre porque, embora você possa evitar danos externos, os danos à bateria são inevitáveis.

Além disso, mesmo quando se cuida dela, a bateria perde a qualidade com o tempo. Entretanto, com os devidos cuidados, pode-se prolongar sua vida útil o máximo possível.

De fato, alguns dispositivos (especialmente iPhones) têm maneiras rápidas de como saber o tempo de vida do celular. Naqueles que têm a opção, basta verificar nas configurações o medidor de qualidade da bateria para ter o número exato de % de "saúde" da bateria.

Portanto, para saber quantos anos dura um celular iPhone, você pode fazer uma média do consumo da bateria e de capacidade.

Isso é diferente, por exemplo, para saber quanto tempo dura um celular Android, pois nem todos os modelos têm a mesma capacidade e duração de bateria.

Alguns cuidados essenciais

O cuidado mais fundamental de todos é também o menos levado em conta: não deixe a bateria chegar à zero. Esgotar completamente (ou atingir níveis muito baixos) gera estresse na bateria, portanto, evitar isso é essencial. Isso também pode determinar quanto tempo dura um celular da Xiaomi, já que estes aparelhos usam baterias de lítio de alta densidade.

Quanto ao quanto tempo dura um celular Motorola, esta é uma empresa especializada em melhorar a vida útil da bateria de seus dispositivos, por isso oferece melhores condições. Dessa forma, é menos provável que a bateria chegue a 0%.

Não é um problema se isso acontecer de vez em quando é claro, mas se fizer disso um hábito,  isto poderá comprometer a vida útil da bateria a longo prazo.

Entretanto, o oposto também é negativo. Quando sua bateria chega a 100% e você continua a carregá-la, isto produz um desgaste semelhante. Portanto, é sempre ideal manter a bateria entre 20 e 80% de sua capacidade.

quanto tempo dura um celular

Por outro lado, alguns dispositivos têm uma função de carregamento rápido. Embora isso possa ser útil para nos tirar de um aperto, também é verdade que faz com que a bateria tenha que fazer mais "trabalho". Não esta sendo dito que você deve evitá-la completamente, obviamente, mas recomenda-se reduzir o uso o máximo possível.

Por fim, alguns podem se quais são os cuidados necessários para manter seu celular atualizado. Na verdade, isso é muito simples. Quase sem exceção, será o próprio dispositivo que nos informará quando for o momento de uma atualização.

Estas atualizações variam de pequenas melhorias e correções de bugs a grandes mudanças na versão do sistema operacional. Seja qual for o caso, muitas atualizações visam otimizar a vida útil da bateria por meio de melhorias no software. É por isso que é possível saber melhor quanto tempo dura um celular LG, por exemplo.

Isso conclui o artigo de hoje. Espera-se que você possa colocar essas dicas em prática e tirar o máximo proveito do seu dispositivo. Em todo caso, embora seja sempre bom tomar precauções, não se trata de ficar obcecado com isso.

Muitas pessoas levam isso longe demais e vivem como se o smartphone fosse feito de vidro. Encontrar o equilíbrio entre cuidado e paz de espírito pode ser difícil, mas não se pode ficar preocupado o tempo todo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up

Usamos cookies. ler mais