Tudo sobre SSD: O que é, como funciona e vantagens
Entre os componentes de qualquer computador, um disco rígido é fundamental. Agora você pode encontrar unidades muito práticas e rápidas.
Ainda não há uma forma precisa de definir a fase atual da comunicação. Mas é inegável que tanto notebooks quanto smartphones são exemplos de como a tecnologia faz parte da vida cotidiana. Você pode ver isso a cada passo!
De acordo com dados da Anatel, a telefonia móvel no Brasil atingia mais de 250 milhões de pessoas. Você deve ter notado que não é mais necessário imaginar um canto de estudo ou trabalho apenas em sua casa. Qualquer espaço público pode se tornar um lugar criativo. Até mesmo em espaços de coworking, cada poltrona funciona como um escritório devido à apropriação que cada usuário faz do seu lugar.
É assim que pequenos detalhes servem para criar seus próprios recursos. Seja qual for o objetivo, é importante que você analise e escolha materiais que sejam mais úteis para a tarefa que realiza. Ir leve em todas as suas atividades é um requisito, e por isso, ao pensar no seu computador, optar por um bom disco rígido ajudará.
O que é um SSD?
Se você pensar nas partes que compõem um computador, concluirá que, como em todo sistema, cada uma delas é importante. No entanto, não deixa de ser verdade que algumas partes são mais essenciais do que outras. Por exemplo, não há dúvidas de que uma unidade de estado sólido é fundamental para o funcionamento de qualquer equipamento.
Certamente, saber qual é o melhor processador, a melhor placa de som, a maior potência em alto-falantes e uma tela de alta definição é fundamental, mas nada é mais importante do que o estado do seu disco rígido. Pense na forma como o fará funcionar todos os dias!
Sem um bom disco rígido, não há sistema operacional e sem sistema operacional, não há maneira de seu computador funcionar. Tanto os arquivos quanto os programas precisam do suporte adequado. Ao contrário dos discos rígidos tradicionais, o SSD permite armazenar informação de forma mais rápida e resistente.
Para que serve um SSD?
Assim como nos processadores Intel Core i7, basta um chip para otimizar todo o seu desempenho; no caso dos SSDs, um chip com um circuito interno agiliza todas as funções. Por ser um dispositivo de armazenamento sólido que substitui os discos rígidos conhecidos, você pode escolher um que seja funcional tanto para computadores desktop tradicionais quanto para notebooks.
Nesse sentido, se estiver procurando um notebook acessível, sempre considere se o disco rígido é compatível com o sistema. Uma das principais vantagens de um SSD é a velocidade de leitura que você notará ao iniciar o sistema operacional. Além da fidelidade ao gravar dados, menor consumo de energia e durabilidade. Assim como a relação entre preço e serviço prestado é outro ponto a ser considerado ao escolher sua unidade.
O HD usa discos magnéticos, enquanto o SSD utiliza memórias flash, garantindo um desempenho superior. Essas memórias flash, junto com um controlador, proporcionam uma melhor qualidade ao ler e gravar informação. A potência é garantida pela composição de seu sistema. Ligue seu PC e instantaneamente poderá abrir seu programa!
Quais são os tipos de SSD?
Atualmente, levando em consideração a máquina que você usa, é possível encontrar diferentes tipos de SSD. Para poder diferenciar, é importante considerar o que você precisa para escolher o modelo mais adequado.
Cada um oferece vantagens e benefícios que você deve avaliar de acordo com o tipo de equipamento que possui e o uso que deseja dar a ele. Não se esqueça que, em qualquer organização, o manuseio de grandes volumes de informação não é o mesmo que um equipamento que serve como suporte para suas tarefas diárias.
SSD SATA
Escolhidos para notebooks, eles medem apenas 2,5 polegadas. Têm dois conectores, um para armazenamento e outro para transferência de dados. É uma das interfaces mais conhecidas e atinge uma velocidade máxima de 600 MB/s.
SSD M.2
Com aparência fina e estreita, é um conector em forma de ranhura que ocupa muito pouco espaço ao ser conectado à placa-mãe. Você deve considerar qual é a interface a ser usada para que funcione.
SSD PCI
Esse tipo tem uma velocidade de transferência maior do que outras unidades com um formato semelhante a uma placa gráfica. Seu uso costuma ser limitado a grandes servidores ou unidades porque permite a transferência de dados por vários trilhos ao mesmo tempo.
SSD U.2.
Para aqueles que procuram se especializar, esse tipo de disco é desenvolvido para empresas que se dedicam à informática ou ciência de dados, devido ao seu nível de velocidade e reprodução.
Quais são as principais vantagens de um SSD?
Mas se você ainda está indeciso e deseja obter mais informação, saiba que, sem dúvida, os benefícios desse tipo de disco são vários. Por exemplo, por não ter partes móveis, garante maior praticidade. Eles também têm um menor consumo de energia, o que permite uma maior duração da sua bateria, significando uma economia em seu orçamento.
Sobre isso, a temperatura constante também evita que o sistema sobrecarregue ou que seja necessário recorrer a mudanças bruscas que exijam mais potência. Esse modo de eficiência energética se complementa com uma diminuição do ruído devido ao pouco uso do ventilador. Menos ruído significa menos consumo de energia e mais economia!
Resumindo, por serem mais silenciosos e resistentes do que um disco rígido tradicional, por si só, eles garantem uma opção muito mais atraente. São muito procurados até por aqueles que estão dando os primeiros passos no mundo dos jogos, porque o tempo de carregamento dos gráficos é rápido e a experiência de jogo na tela é muito mais vívida.
Considere que, de acordo com dados do portal Statista, Brasil e México concentram a maior quantidade de jogadores do continente, e os esportes eletrônicos estão constantemente crescendo.
O que você está esperando para ter o seu SSD?
Você não precisa ser um especialista em informática para ter seu SSD pronto para uso! A instalação é simples, basta seguir alguns passos com paciência. Você pode precisar de uma chave de fenda se quiser adaptar e montar seu equipamento ou, de maneira simples, conectar sua unidade através de uma porta USB.
A verdade é que, em computação, assim como em outros eletrodomésticos, existem tantos tipos de produtos quanto usuários. Portanto, escolha o mais conveniente para suas modalidades de uso, sem descuidar de sua economia e do valor que pretende gastar.
Notebooks, tablets e dispositivos dois em um permitem ter um SSD para transformar cada canto em seu próprio espaço pessoal. Resistente a choques e vibrações, são uma das melhores opções que você pode escolher. Com inteligência e sem esquecer que, nesta nova era, a informação é o bem mais valioso que você precisa preservar.
Deixe um comentário